Terra terá menos 40 por cento de água daqui a 15 anos, anuncia a Unesco.
O Papa Francisco, na sua Mensagem para a celebração do 48.º Dia Mundial da Paz, no primeiro dia de 2015, num texto a que deu o título "Já não são escravos, mas irmãos", afirmou, citando Bento XVI:
"Comprar é sempre um acto moral, para além de económico."
Ontem, na Senhora da Assedasse, jovens alunos da minha escola, plantaram pinheiros, bétulas, azevinhos, carvalhos e mais outras espécies de árvores. No final do dia, sentiam-se especialmente felizes.
Hoje, depois de se levantarem, logo de manhã, na Casa das Mimosas, foram confrontados com o desafio de pensarem sobre esta condição da Água no planeta Terra - tanto quanto saibamos, o único - maravilhoso, por sinal! - habitável.
O primeiro desafio das bem frágeis plantas que ontem puseram agarradas à terra está já aí: é a água de que necessitam. Os trabalhadores da terra que tão carinhosamente e tão pacientemente guiaram os entusiásticos e ansiosos alunos, diziam-me no fim: "Que não lhes falte a água que estamos à espera que lhes chegue, a previsão é de que chova já na semana que vem..." Que a água não falte mesmo a estas arvorezitas que tiveram tão ingénuos plantadores!
E os alunos, que vão, na verdade, fazer eles já a partir de hoje ou de amanhã, com o aviso do Papa Francisco? Tanto mais que a aventura na Serra da Estrela foi a celebração festiva da Semana de Moral da escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário